Me. Jandeson da Costa Barbosa
Pioneiro na utilização de Inteligência Artificial em Licitações e Contratos. Membro da Consultoria Jurídica do Tribunal de Contas da União (TCU), atuando como Parecerista em processos de licitações e contratos administrativos.
Implementou o primeiro Plano de Contratações Anual (PCA) do TCU. Atuou como Especialista Sênior responsável por implementar a Nova Lei de Licitações no âmbito interno do TCU. Foi Diretor responsável pela centralização das contratações das 26 unidades do TCU nos estados. Tem experiência nas áreas de compras, licitações, pregão, gestão e fiscalização de contratos, infrações e sanções administrativas, dentre outras.
Mestre em Direito e Políticas Públicas, orientado pelo Ministro do STF Luiz Edson Fachin. Especialista em Direito Público. Bacharel em Direito. Escritor e palestrante de prestigiados cursos, como o Instituto Serzedello Correa, que funciona como a escola do TCU.
Autor de livros e artigos jurídicos, como o “Elaboração de ETP e TR eficientes com apoio do ChatGPT” e “O Interesse Público Constitucional”. Parecerista da Revista do TCU. Membro do Grupo de Pesquisa Hermenêutica do Direito Administrativo e Políticas Públicas.
Me. Francis Pimenta Maciel
Secretária da Secretaria Especializada em Compras Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU). Graduada em Administração. Especialista em Gestão de Logística na Administração Pública. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atua há mais de vinte anos na área administrativa do TCU, em processos de contratações, e em estudos e produção de normas sobre o tema. Foi a responsável pela regulamentação interna, no órgão, da nova lei de licitações e contratos, bem como pelos treinamentos e a adaptação da estrutura e das rotinas administrativas do TCU ao novo marco legal. Ministra cursos e palestra sobre licitações e contratos para o público interno do TCU e para outros órgãos da administração pública direta e indireta. É autora de diversos artigos e ensaios.
Conteúdo programático
Inteligência Artificial na Administração Pública: como utilizar na prática
Data de início:
12 de maio de 2025
Os novos participantes podem aderir a qualquer momento a partir desta data
A mentoria coletiva tem como objetivo capacitar servidores públicos, gestores, órgãos de controle, empresas licitantes, contratadas, advogados e contadores para a utilização prática de ferramentas de Inteligência Artificial, como ChatGPT, Copilot, Gemini e outras, aplicando esses conhecimentos de forma preponderante, mas não exclusiva, ao contexto das contratações públicas.
O programa aborda tanto a perspectiva dos agentes públicos responsáveis pela execução dos processos de trabalho nas contratações quanto a de gestores e órgãos de controle, além de atender às demandas das empresas e profissionais que prestam serviços ou atuam como licitantes e contratados. Os participantes serão capacitados para elaborar, analisar e otimizar documentos essenciais das contratações públicas e de outras áreas da Administração Pública, utilizando a IA como aliada estratégica para garantir eficiência, compliance e resultados de excelência.
Além do foco nas contratações públicas, os conhecimentos adquiridos são amplamente aplicáveis a diversas áreas administrativas e jurídicas, possibilitando o uso das ferramentas de IA para ampliar a produtividade, a qualidade e a inovação em diferentes contextos. Sob a orientação de mentores experientes e do pioneiro no uso da IA em contratações, os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos, ferramentas práticas e uma rede colaborativa que impulsionará sua atuação profissional no cenário dinâmico da Administração Pública e do mercado.
Capacitar os servidores que trabalham com contratações públicas, especialmente aqueles envolvidos na confecção do Documento de Formalização da Demanda (DFD), Estudo Técnico Preliminar (ETP), Matriz de Riscos e do Termo de Referência (TR), bem como os servidores das áreas demandantes, no uso eficaz de tecnologias de inteligência artificial, como o ChatGPT e ferramentas similares, para aprimorar a qualidade e eficiência na elaboração desses documentos essenciais para o processo de contratação pública.
Servidores públicos, licitantes, contratados, contadores e advogados.
Valor da mentoria (incluindo a assinatura do ChatGPT Plus)
Valor da mentoria - opção SEM assinatura do ChatGPT Plus (o órgão/empresa deve providenciar a assinatura do ChatGPT Plus para obter os benefícios máximos da mentoria
INSCREVA-SE PARA RECEBER TODAS AS INFORMAÇÕES DO CURSO