Me. Francis Pimenta Maciel
Secretária da Secretaria Especializada em Compras Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU). Graduada em Administração. Especialista em Gestão de Logística na Administração Pública. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atua há mais de vinte anos na área administrativa do TCU, em processos de contratações, e em estudos e produção de normas sobre o tema. Foi a responsável pela regulamentação interna, no órgão, da nova lei de licitações e contratos, bem como pelos treinamentos e a adaptação da estrutura e das rotinas administrativas do TCU ao novo marco legal. Ministra cursos e palestra sobre licitações e contratos para o público interno do TCU e para outros órgãos da administração pública direta e indireta. É autora de diversos artigos e ensaios.
Me. Francis Pimenta Maciel
Secretária da Secretaria Especializada em Compras Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU). Graduada em Administração. Especialista em Gestão de Logística na Administração Pública. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atua há mais de vinte anos na área administrativa do TCU, em processos de contratações, e em estudos e produção de normas sobre o tema. Foi a responsável pela regulamentação interna, no órgão, da nova lei de licitações e contratos, bem como pelos treinamentos e a adaptação da estrutura e das rotinas administrativas do TCU ao novo marco legal. Ministra cursos e palestra sobre licitações e contratos para o público interno do TCU e para outros órgãos da administração pública direta e indireta. É autora de diversos artigos e ensaios.
Madeline Rocha Furtado
Possui graduação em Direito e em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desempenhou várias atividades da Administração Pública Direta e Indireta. Foi Conselheira dos Conselhos Deliberativos e Consultivos da GEAP e do Conselho de Recursos da Previdência Social. Tem experiência na área de Administração pública, em vários níveis, execução gerenciamento e direção, principalmente nos seguintes temas: Planejamento, licitações, terceirização e contratação pública. Atualmente leciona várias disciplinas na área de gestão pública para servidores e demais interessados no tema.de gestão pública para servidores e demais interessados no tema.
Madeline Rocha Furtado
Possui graduação em Direito e em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desempenhou várias atividades da Administração Pública Direta e Indireta. Foi Conselheira dos Conselhos Deliberativos e Consultivos da GEAP e do Conselho de Recursos da Previdência Social. Tem experiência na área de Administração pública, em vários níveis, execução gerenciamento e direção, principalmente nos seguintes temas: Planejamento, licitações, terceirização e contratação pública. Atualmente leciona várias disciplinas na área de gestão pública para servidores e demais interessados no tema.de gestão pública para servidores e demais interessados no tema.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Como e quando?
📍 On-line ao vivo (sincrônico), podendo reassistir as gravações por até 7 (sete) dias após o término do curso
🗓️ 05 a 09 de maio de 2025, das 8h30 às 12h30
Como e quando?
📍 On-line ao vivo (sincrônico), podendo reassistir as gravações por até 7 (sete) dias após o término do curso
🗓️ 05 a 09 de maio de 2025, das 8h30 às 12h30
Planilha de Composição de Custos e Reequilíbrio de Contratos na prática.
Planilha de Composição de Custos e Reequilíbrio de Contratos na prática.
20 horas.
20 horas.
O reequilíbrio econômico-financeiro é um dos assuntos mais delicados e complexos no âmbito da gestão de contratos administrativos. Afora a complexidade, implica alto risco de irregularidades, prejuízos e descontinuidade dos ajustes. É um tema cuja compreensão demanda conhecimento de outras áreas técnicas. Neste curso, o reequilíbrio de contratos, em suas mais variadas espécies, é abordado de forma associada com o estudo das planilhas de composição de custos. É uma conexão de matérias que proporcionará uma compreensão técnica altamente especializada, sobretudo para aqueles que operam os processos de reequilíbrio, diretamente ou mediante a emissão de pareceres ou realização de auditoras, ou que elaboram planilhas de composição de custos para contratações. O curso, preparado com enfoque em vivências práticas e realização de exercícios, tem por objetivo munir os agentes dos conceitos, interpretações e técnicas mais relevantes sobre o tema, com base na melhor jurisprudência e doutrina.
O reequilíbrio econômico-financeiro é um dos assuntos mais delicados e complexos no âmbito da gestão de contratos administrativos. Afora a complexidade, implica alto risco de irregularidades, prejuízos e descontinuidade dos ajustes. É um tema cuja compreensão demanda conhecimento de outras áreas técnicas. Neste curso, o reequilíbrio de contratos, em suas mais variadas espécies, é abordado de forma associada com o estudo das planilhas de composição de custos. É uma conexão de matérias que proporcionará uma compreensão técnica altamente especializada, sobretudo para aqueles que operam os processos de reequilíbrio, diretamente ou mediante a emissão de pareceres ou realização de auditoras, ou que elaboram planilhas de composição de custos para contratações. O curso, preparado com enfoque em vivências práticas e realização de exercícios, tem por objetivo munir os agentes dos conceitos, interpretações e técnicas mais relevantes sobre o tema, com base na melhor jurisprudência e doutrina.
I – Planilha de composição de Custos na contratação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
II – Reequilíbrio de Contratos
III – Oficinas e exercícios práticos
I – Planilha de composição de Custos na contratação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
II – Reequilíbrio de Contratos
III – Oficinas e exercícios práticos
Aulas expositivas e práticas. Estudo da legislação, doutrina e jurisprudência do TCU. Estudos de casos. Exercícios com simulações de situações práticas, mais frequentes e suscetíveis a riscos. Elaboração de planilhas reais.
Aulas expositivas e práticas. Estudo da legislação, doutrina e jurisprudência do TCU. Estudos de casos. Exercícios com simulações de situações práticas, mais frequentes e suscetíveis a riscos. Elaboração de planilhas reais.
Servidores que trabalham com contratações públicas. Gestores, fiscais, assessores jurídicos e auditores.
Servidores que trabalham com contratações públicas. Gestores, fiscais, assessores jurídicos e auditores.
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